Powered By Blogger

2 de maio de 2010

Think 2010... ou uma forma de 'mudar' as práticas dos professores

Na passada quinta-feira participei como workshoper- ou melhor como promotora de interacções entre pessoas que participavam numa sessão de formação para professores. Há quem diga que o mais necessário em Portugal é a mudança de mentalidades. Isto serviria para sair da crise, para transformar o país e o nosso quotidiano, para desenvolver projectos criativos e diferentes. É verdade, mas logo a seguir vêm os argumentos que essa tarefa é muito complexa, muito exigente, muito lenta. O que também é verdade, mas por esta razão muitas vezes nem sequer se tenta.
Ora o que se passou na semana passada, em Vila Nova de Paiva (sabem onde fica? acima de Viseu, em pleno na tão chamada interioridade, pese embora se possa lá chegar depois de quatro horas de viagem sempre por auto-estradas, partindo de Lisboa) é um excelente exemplo de como se pode fazer algo para mudar as mentalidades.
E começando exactamente pelos professores! Pelas pessoas que ensinarão as nossas crianças e jovens. Pelas pessoas que são responsáveis por cerca de 50 horas por semana de educação e socialização das nossas gerações mais jovens.
Perguntarão com certeza: mas como?
Com um projecto criativo e inovador de formação! Pondo os professores a pensar, a reflectir, a agir... E sobre temas tão diversos como arte, cultura, aprendizagem, tecnologias, desenvolvimento e progresso. Um projecto cultural e social para a escola. Um projecto de mudança de mentalidades que possa contribuir para o sucesso das aprendizagens dos alunos e para o bem-estar e bom desempenho profissional dos professores. Para saberem mais vão a Think 2010...
E não se assustem: é verdade! É possível que professores e educadores de todas as idades, de várias escolas do interior do país estejam disponíveis para pensar, reflectir, argumentar, discutir, ouvir e dizer poesia, fazer malabares e música com o corpo, discutir as tecnologias e as fobias que ainda hoje persistem em muitos contextos escolares. Assim se pode mudar a escola! Assim se podem mudar as mentalidades!


Um bem-haja João Lima e toda a equipa da autarquia e da escola que possibilitou este projecto. E, mais uma vez, muito obrigada por ter tido o privilégio de assistir e participar neste importante movimento de mudança.

4 comentários:

  1. Carmo,

    A honra foi toda nossa. E obrigado pelas palavras. E vamos andando e mudando o mundo uma pessoa de cada vez! Sempre!

    Com amizade.
    João Lima

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida!

    Cada vez mais ouvimos "Thinkas?".

    Cumprimentos

    João Leal

    ResponderEliminar
  3. Maria do Carmo

    Gostámos de a ter entre nós,o seu contributo foi valioso.

    ResponderEliminar
  4. Foi com imenso prazer que partilhei consigo esse momento de reflexão e de agitação das águas! :)
    E gostei muito deste novo espaço, onde espero que nasçam muitas palavras, sentidas, vividas, partilhadas e assinadas, sempre!

    Um abraço,
    Mafalda Branco

    ResponderEliminar